Gincana antidrogas incentiva festas sem bebidas alcoólicas

 

As festas juninas terão uma novidade este ano nas escolas que participam da 1ª Gincana Municipal Antidrogas de São José dos Campos: o quentão sem álcool. A decisão de não vender bebida alcoólica de nenhum tipo durante as festas foi das equipes que integram a competição.

Um exemplo de que a decisão surtiu efeito está no bairro Chácaras Reunidas. Os estudantes da Escola Estadual Elmano Ferreira Veloso levaram tão a sério que a campanha de festas sem álcool foi adotada por um colégio vizinho. “Os alunos fizeram cartazes, faixas e folhetos, se organizaram para que na nossa festa, além de não ter bebidas alcóolicas, tivesse uma ação de conscientização. Gostamos tanto que nos oferecemos para levar a campanha para a Escola Estadual Edgar de Melo, que não participa da Gincana Municipal Antidrogas”, explicou a professora Eonice Maria da Rocha Bussola.

Ações como esta aproximam a gincana do principal objetivo, que é a prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas entre as crianças e os adolescentes.  “Cada tarefa executada na escola desperta discussões sobre o tema, proporcionando um diálogo aberto sobre o assunto na escola e com os pais”, afirma o professor Acrilson de Carvalho, de 59 anos, que também participa da gincana. Para ele, o maior benefício alcançado com esta competição é abrir mais espaços para orientar os jovens sobre o perigo das drogas.

Para crianças e adolescentes, a gincana é uma forma de aprender e se tornar um multiplicador. Como a aluna Julia Pereira Matias, de 13 anos. Ela disse que, a partir do início dos estudos sobre o risco do álcool e das drogas, na casa dela não se fala em outra coisa. “O assunto agora aparece em casa, a gente comenta sobre o perigo das drogas. Falo com meus amigos. Ta todo mundo comentando sobre a gincana, queremos conscientizar nossa comunidade”, disse a estudante.

A 1ª Gincana Municipal Antidrogas faz parte do Programa Municipal Antidrogas (Promad) e é coordenada pela Secretaria de Juventude. Até o fim do ano, as escolas terão que cumprir tarefas para somar pontos, como peças de teatro, palestras, concursos de cartazes, postagens no blog, entre outras.

A final da competição terá a presença do apresentador Jairo Bouer em um game show entre as equipes que obtiverem as maiores pontuações. As cinco primeiras colocadas serão premiadas com equipamentos de áudio e vídeo, como televisor, aparelho de som e câmera de vídeo.

Acompanhe as atividades das escolas da gincana no blog
http://gincana-municipal-antidrogas.blogspot.com/

 

Fonte:Prefeitura de São José dos Campos

About Pastoral da Sobriedade

É ação da Igreja Católica perante o desespero da família em relação ao consumo de álcool e drogas, mostrando que através da pedagogia do amor de Jesus, nós conseguimos ter vida nova, fazendo assim dos excluídos os nossos preferidos.

Posted on 12/03/2014, in Pastoral. Bookmark the permalink. 1 Comentário.

  1. Claudia Rosa

    Bela iniciativa parabéns.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: