Confessar

Senhor, Confesso meus pecados, e publicamente, peço Teu perdão e o perdão dos meus irmãos. Absolve-me!

O quinto passo propõe-nos um limpeza em nossa vida. Ao admitirmos as nossas falhas a Deus, a nós mesmos e diante do sacerdote, temos a oportunidade de nos livrar do peso do nosso passado. Este passo exige de nós honestidade: confessamos tudo o que nos esforçamos tanto para esconder. Já não é mais necessário culpar a Deus e aos outros pelo que aconteceu. Começamos a aceitar nossa história, nossos pecados, nossas vida como ela é. Este processo de aceitação leva-nos mais perto de Deus, de fato Ele sempre esteve ali. A confissão ajuda-nos a receber Seu amor e a aceitar que somos filhos de Deus e não seremos rejeitados.
A confissão pode parecer assustadora para alguns de nós. Talvez pensemos que Ele já sabe de tudo e todas as coisas que aconteceram, mas não podemos esquecer que Deus nos deu o livre arbítrio. Ele nos ama e quer o melhor para nós, mas nos permite fazer nossas escolhas. Apesar de nossas falhas, Deus nos fortalecerá e nos guiará no caminho da sobriedade. O resultado é liberdade, felicidade e paz de espírito. A confissão é o ato de admitir que as falhas são minhas, os erros fui eu que cometi. Portanto assumo a responsabilidade sobre meus atos e paro de me justificar. Admito francamente meus pecados e confesso-os confiando na misericórdia divina. Neste gesto acabamos com o silêncio, com o isolamento que impusemos a nós mesmos em função de dependência química ou da co-dependência. De livre e espontânea vontade nos colocamos em sua presença assumindo a responsabilidade sobre os nossos atos e admitindo as nossas fraquezas humanas que são raízes de pecados que nos afastaram e bloquearam nossas comunicação com Deus. Confessar nossas falhas diante de Deus é um passo fundamental em nosso processo de recuperação pois podemos entregar em suas mãos os sentimentos e medos que nos mantem presos e sem alegria de viver.
Deus propõe que diante da culpa aceitemos o seu perdão e acolhamos a nossa pessoa q se houver necessidade peçamos perdão a quem ferimos. Há pessoas que se sentem culpadas porque não conseguem arrepender-se. Preferem carregar o peso da culpa. A vergonha de confessar que somos culpados às vezes é mais forte do que o desejo de consertar os nossos erros.
O quinto passo pede que permitamos a ação de Deus através da confiança e assim receber a serenidade necessária para alcançar a felicidade que buscamos. A confissão é também, parte essencial do processo de purificação e nos prepara para a etapa de nossa  caminhada. Tomamos consciência de nossos problemas, examinamos honestamente nossas vidas, revelamos aspectos que nós mesmo antes ocultos e nos capacitamos para mudar nossas atitudes e comportamentos.
Na prática do Quinto Passo deparamos-nos com uma série de dificuldades que muitas vezes podem gerar ansiedade. Quando o lavrador trabalha no campo, começa com a preparação do solo. Lavra, ara, revolve a terra outra vez e finalmente planta. Durante algum tempo, o lavrador está visivelmente ativo no campo. Mas depois que planta para por um tempo afim de que as novas sementes cresçam. Não há nada a fazer exceto esperar e confiar. A atividade cessa durante uma temporada. As sementes de mudança que Deus plantou têm tempo para germinar e crescer. Aramos e preparamos e agora damos ao poder divino o tempo necessário para criar em nós uma mudança interna.
O nosso programa de recuperação é um roteiro para a vida inteira e não uma busca de soluções momentâneas. O importante é praticá-lo com sinceridade e constância, pois somente dessa forma conseguiremos uma melhora gradativa e devagar chegaremos à sanidade e equilíbrio que desejamos.

Fonte: Pastoral da Sobriedade – CNBB – Regional Sul I – Cartilha do Agente

Sugestões, dúvidas ou quaisquer bate papo, entre em contato conosco!
pastoraldasobriedade@hotmail.com.br 
Anúncios

2 thoughts on “Confessar

Add yours

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: