Renascer

Senhor, Renasço no Teu Espírito, para a Sobriedade. O homem velho passou, eis que sou uma criatura nova. Batiza-me!

A espiritualidade faz nascer uma nova dimensão em nossas vidas. As dificuldades que enfrentamos se tornou uma fonte de vida para nós. Quando admitimos nossos vícios e pecados, descobrimos que estávamos limitados e sem liberdade. A confiança em Deus e a entrega esperançosa proporcionou uma nova maneira de viver, não uma vida comum, mas aquela que Cristo nos convida, “uma vida abundante”.

Deus não é mais um ser distante e impessoal, é alguém que caminha comigo e me capacita para viver minha própria vida. É Ele quem afirma que o que era velho já passou, eis que faço nova todas as coisas. No grupo de apoio, percebemos que é seu Espírito que opera em nós através das outras pessoas. Ele está no meio de nós nos incentivando a ser o que somos, no que temos de melhor. É por meio de sua ação em comunidade que descobrimos que é possível ser reconduzido ao equilíbrio, basta tomar o caminho da fé, mesmo que seja uma fé pequena, quando juntarmos nossas forças, ela se fortalecerá. E depois de algum tempo nos veremos agindo nas situações com confiança e determinação, sem um grande esforço de sua parte.

Aprendemos a nos relacionar com o mundo de uma maneira mais construtiva. Você pode encontrar um novo emprego, ou uma casa nova e ter uma necessidade atendida. Tudo é graça de Deus agindo em nosso favor. Surpresas inesperadas e acontecimentos novos começaram a acontecer em nossa vida depois do nosso nascimento.

O novo nascimento nos permite conduzir nossas vidas sob “nova administração”. Esperamos em Deus, Ele será o nosso provedor. Estamos aprendendo a nos soltar e nos entregar em suas mãos. Quando nos sentimos seguros será mais fácil abrir mão de nossa vontade. Aceitamos que existem coisas que não podemo mudar, que estão fora do nosso controle. à medida que caminhamos na programação deixamos de tentar consertar, ajustar, controlar uma situação, em vez disso cuidamos de nós mesmo, de nossa saúde emocional, participamos do grupo. Deixamos que as coisas a seu tempo se ajustem.

Às vezes temos medo que tudo se desintegre, então queremos controlar e nos esgotamos. Às vezes as coisas tendem à piorar para depois melhorar, não assim quado fazemos uma bela reforma na nossas casa? A realidade é que não cabe a nós manter tudo funcionando em nossa casa ou em nossa família. Aceitar essa realidade possibilita-nos a viver a vida com mais liberdade, concentrando nossa energia naquilo que temos poder e responsabilidade, entre as quais nossa própria saúde e bem estar. Deus nos dará a sabedoria para perceber a diferença entre o que podemos ou não podemos mudar.

Como bebês recém-nascidos, ainda não sabemos como caminhar nessa nova vida que Deus nos propõe. Não entendemos nem qual é a nossa parte e qual é a parte que deixamos para Deus. Essa dúvida às vezes nos enfraquece e nos faz recair tomando sob nosso controle as situações. Talvez porque não aprendemos a esperar, queremos os resultados imediatos. Em momentos assim, apelamos para nossa fé, pois não precisamos conhecer todas as respostas, simplesmente acreditamos que seremos ajudados, e que as situações podem ter um desenrolar totalmente novo e desconhecido pra nós, Deus vai nos conduzir na direção certa, dando-nos o que precisamos e cabe a Ele fornecer as respostas. Com a prática do programa estamos buscando orientação em Deus e na comunidade. O grupo  de apoio nos ajudará a encontrar esse equilíbrio  entre “eu” e “os outros” em nossa recuperação. Como bebês recém-nascidos, deixamo-nos sob os cuidados de Deus e dos irmãos.

Fonte: Pastoral da Sobriedade – CNBB – Regional Sul I – Cartilha do Agente

 

Sugestões, dúvidas ou quaisquer bate papo, entre em contato conosco! 
pastoraldasobriedade@hotmail.com.br 
Anúncios

4 thoughts on “Renascer

Add yours

  1. Oi
    É celenita de Bauru
    Sou da Pastoral e texto acima fui eu que escrevi
    estava procurando subsidio na intermete para o passo renascer e achei o texto
    gostei
    continue a divulgar
    tenho mais texto sevcs quizerem
    celenita

  2. ;quando renascemos deixamos tudo que e velho pra traz todos males que causamos aos outros e nos mesmos quando arrependemos dos nossos vicio e pecados e pecados quando reconhecemos que nao podemos caminhar sozinho quando clamamos a jesus cristo libertador ele nos reconduz ao seu caminho uma caminhada para santidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: