Servir

Senhor, Servindo a exemplo de Maria, nossa mãe e mãe de todos, queremos gratuitamente, fazer dos excluídos os nossos preferidos, através da Pastoral da Sobriedade.

O ato de servir é a pedra fundamental da recuperação.A caridade de vez em quando não é suficiente. Precisamos ser o “Bom Pastor” todos os dias se for o caso. Não há nada melhor para assegurar nossa recuperação do que o serviço em favor dos excluídos e dos que sofrem. A Pastoral da Sobriedade é uma das fontes desse serviço. Levar a mensagem da Pastoral da Sobriedade é uma das fontes desse serviço. Levar a mensagem da Pastoral dará um novo sentido a nossas vidas e na expressão de nossa espiritualidade. Participar da recuperação de outros, apoiar os que estão começado na caminhada em busca da sobriedade, é algo que não podemos deixar de fazer.

Para nós do grupo de apoio é muito importante sermos compreendidos nos nossos sentimentos e na situação em que nos encontramos neste momento. É confortante saber que as pessoas estão do nosso lado com as mãos estendidas, dando – para mim e minha família – a ajuda que precisamos. Deus usou uma pessoa para nos chamar a esta reunião. Foi um convite feito por alguém que se preocupa com a minha situação. Se estou aqui é porque me decidi continuamente convidar a mim mesmo.

Esta disposição de convidar a mim mesmo constitui também uma disposição de permitir que meus companheiros me encorajem, inquietem, corrijam, confrontem minha pessoa. O meu envolvimento com o programa vai me ensinando a crescer no amor comigo mesmo e com os outros. A  co-dependência ou a dependência pode nos encerrar como prisioneiros em nossa própria casa ou em atividades, que envolvam somente vida profissional ou familiar. EM grupo, estamos aprendendo a servir além desses horizontes descobrindo a alegria de partilhar e de participar.

Alguém amorosamente preparou o local da reunião, nos acolheu ao chegarmos aqui e se comprometeu a estar toda semana. A cooperação torna possível a existência do grupo de apoio e da Pastoral da Sobriedade. Cada um assumindo uma cota de participação teremos a alegria de ver muitas famílias mais felizes e nós descobriremos ima nova qualidade de vida, pois há mais alegria em dar do que receber.

As pessoas que alcançam a sobriedade dentro do grupo de apoio são aqueles que não tem medo de se comprometer com as coisas do grupo e com o os companheiros de programação. Participe, disponha-se ao serviço, faça a diferença. Só temos a ganhar. Invista seu tempo lendo a literatura, participando de cursos, das reuniões mensais, apresente-se para assumir m cargo no grupo. Para permanecermos na Pastoral da Sobriedade precisamos nos sentir sempre em crescimentos, tanto do ponto de vista pessoal quando na participação do grupo.

Participemos com entusiasmo e otimismo, vivenciando a programação apesar das adversidades, acreditando em Deus, com certeza em breve teremos condições de vencer os desafios. Procuremos ver em casa dificuldade uma oportunidade de crescimento pessoal e do grupo de apoio.

O desperta espiritual dentro do grupo de apoio, concede a dádiva de uma nova compreensão dos acontecimentos de nossa vida, nos capacitando a fazer, sentir e acreditar naquilo que não poderíamos antes fazer sozinhos. O nosso desenvolvimento espiritual pode ser medido, com precisão, conforme o nosso grau de envolvimento com a programação, que nos convida a servir, nos proporcionando a essência do bem, tanto no ser quanto no atuar. O dom de servir precisar ser cultivado, especialmente naqueles que são materialistas e imediatistas. A percepção de que todos os seres humanos são importantes e o amor livremente oferecido nos traz um retorno saudável, nos guia diretamente ao serviço, aliás é o caminho mais curto para encontrarmos a sobriedade.

Fonte: Pastoral da Sobriedade – CNBB – Regional Sul I – Cartilha do Agente

Sugestões, dúvidas ou quaisquer bate papo, entre em contato conosco!
pastoraldasobriedade@hotmail.com.br 

4 thoughts on “Servir

Add yours

  1. Muito lindo esse trabalho em favor dos excluidos, que o Senhor Jesus dê sempre a vocês a força e coragem que necessitam para continuar, que os ilumine sempre, e esteja ao vosso lado nos momentos dificeis, parabésn

  2. Hoje tomo esse remédio que eu chamo de Pastotal da Sobriedade 03 vezes por semana e em cidades diferentes. E estou a SERVIR a Pastoral, mi alto ajufando.

  3. POSSO GARANTIR QUE ESTA PASTORAL PREENCHEU UM VAZIO QUE EM MIM HABITAVA. GRAÇAS A DEUS ESTOU NO GRUPO DESDE O 1° PASSO. SEI QUE COM UM POUCO DE ESFORÇO PODEREI SER ÚTIL AJUDANDO EM ALGO.TAMBÉM TENHO DEPENDÊNCIAS NÃO MUITO GRAVE COMO CONSUMISMO E REDES SOCIAIS . ATRAVÉS DO GRUPO TENHO A OPORTUNIDADE DE ME APROXIMAR DAS PESSOAS E SENTIR QUE O CALOR HUMANO ME FAZ MAIS FELIZ.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: