Singularidades do Grupo de Auto Ajuda

O primeiro ponto fundamental é o pluralismo das dependências.
São tratadas dependências químicas, não químicas, passando pelas compulsões, manias, condicionamentos, chegando à depressão e ao pecado.

O segundo ponto é a característica aberta da reunião.
Nas reuniões toda pessoa pode participar, independentemente de sua condição.

O terceiro ponto é a atuação sistêmica.
A família toda é trabalhada durante a mesma reunião. Não há distinção em função do tipo de dependência. Dependentes, familiares, agentes pastorais estão situados no mesmo plano.

O quarto ponto essencial é a própria ação pastoral, que evangeliza, transforma, gera compromisso.
Inclusão: Tem como meta inserir o indivíduo na “família de Jesus Cristo”, na Igreja. Incitando não somente a permanência nas reuniões semanais do Grupo de Auto-Ajuda, mas sim, visando o engajamento da pessoa na comunidade, formando o corpo místico de Cristo, onde cada um tem sua importante e especial função.

Sócio-Transformadora: Aberta a todos. Vai ao encontro do outro. Através de ações concretas de acolhida incondicional dá o primeiro passo. Pretende ser fonte geradora de transformação pessoal, comunitária e social pelo desenvolvendo da consciência crítica.

Orgânica: Promove a comunhão. Necessita das outras pastorais. Atua ligada e ligando movimentos, ministérios, carismas, cidadão comuns e responsáveis pelo povo, grupos organizados e voluntários, dentro ou fora da Igreja para que se forme assim uma frente compacta em defesa da vida.

Por fim, a Pastoral da Sobriedade busca transpor a abstinência da dependência. Pretende atingir o núcleo central do ser humano levando-o a uma mudança radical de vida através de um processo permanente de conversão e compromisso. Aspira integrar seus participantes, agentes e coordenadores nas diversas atividades eclesiais contribuindo para que o Reino de Deus aconteça. Nosso lema: “Buscar a Santidade pela Sobriedade!”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: